Beauty Tip – O que fazer para evitar queda de cabelo

Seja porque chega o Outono, por gravidez, por desequilíbrios hormonais ou emocionais, por causa de uma alimentação pobre ou por outros motivos, acho que todas nós, ou pelo menos uma grande percentagem de nós, já sofreu ou sofre de queda de cabelo. Por mim falo, há alturas em que olho para a escova (e para o chão, a roupa, o sofá…) e parece que é só cabelos cabelos cabelos 😦

Por vezes a questão é mesmo médica, ou seja, há um desequilíbrio hormonal ou alguma doença sem outros sintomas, por isso o melhor é consultar sempre um médico dermatologista.

01-intro-COMP-1940181

Por vezes, e algumas mulheres não sabem disso, o cabelo começa a cair em maiores quantidades ao deixar de tomar a pílula. Nesse caso não desesperem! O corpo leva uns dois ou três meses a habituar-se e a reequilibrar-se hormonalmente, repondo a saúde do cabelo sozinho.

A maior parte das vezes – felizmente! – não há qualquer doença associada e é “apenas” stress, má alimentação, mau tratamento do cabelo e couro cabeludo, e, embora não haja remédio santo para reverter a queda de uma hora para a outra, há algumas dicas que convém seguir para prevenir a queda de cabelo:

Não se deve esfregar o cabelo no seu comprimento nem raspar as unhas ao lavar o couro cabeludo. Deve-se massajar gentilmente o couro cabeludo e deixar o champô escorrer pelo comprimento do cabelo.

Cuidar bem do cabelo. Por mais óbvio que possa parecer, convém referir que se deve aplicar sempre condicionador ou máscara nutritiva, no entanto, não se deve aplicar na raiz, ou, se se aplicar na raiz, lavar bem essa zona até saírem todos os vestígios.

Não esfregar a toalha ao tirar a humidade do cabelo. A toalha deve ser massajada no cabelo com pequenos toques e não esfregando, pois pode partir e danificar o cabelo.

Não se deve pentear o cabelo quando ainda está molhado (!!) pois fica muito mais frágil.tumblr_lojkbyE3sr1qh0au8o1_400

– Esta dica é para quase todas nós: não se deve usar secador quente, ferros ou placas de alisar. para mim isto seria impossível, tendo em conta que não gosto do meu cabelo seco ao natural e fico com frio se não secar pelo menos a raiz, mas o que tenho tentado fazer é secar com uma temperatura mais baixa, mais perto do morno, para não queimar e secar o couro cabeludo, causando assim queda de cabelo.

Não se devem usar produtos de fixação prolongada.

Não se deve prender o cabelo de forma muito puxada ou apertada. Se a raiz já estiver frágil, puxar os cabelos ao prendê-los num penteado ou rabo de cavalo apertado vai contribuir para que esses cabelos já frágeis na raiz se desprendam com maior facilidade. Mais informação sobre como prender o cabelo pode acentuar a queda.

Não se deve pintar, fazer permanentes ou alisamentos duradouros pois os químicos prejudicam bastante o cabelo. Para quem tem mesmo de o fazer (eu pinto o meu para cobrir algumas brancas) tentar sempre fazer este tipo de tratamentos com o maior espaço de tempo possível e não fazer duas destas coisas ao mesmo tempo.

Deve-se usar uma escova de madeira pois não conserva o calor. As escovas de metal ou cerâmica são muito boas para esticar o cabelo mas como conservam o calor do secador, estragam muito mais o cabelo.

Espero que ajude. Há também produtos e vitaminas para prevenir a queda de cabelo e tomar mas isso fica para um outro post.

Anúncios

5 comentários a “Beauty Tip – O que fazer para evitar queda de cabelo”

  1. Nesta altura do ano é um descalabro mesmo! Já fiz o meu corte de fim de férias – início da época de Outono, ficou super giro e revitalizado, e já estou a tomar Nutricap, de todos os suplementos que já experimentei, este foi sem dúvida o melhor!

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s