Alimentação no período do Natal

Isto do Natal é muito bonito, prendas, família, amigos, festa e…. comida! Por isso achei por bem fazer um post sobre os cuidados alimentares a ter durante as festas. Mas como não sou expert na área, nada melhor do que convidar a Marta Campanário, uma futura dietista (a terminar o curso de Dietética) que, muito melhor do que eu, saberá falar do tema. Ora vejam o que ela diz:

A nutrição é a minha grande paixão, tudo o que envolva alimentação, exercício físico e um estilo de vida saudável são as minhas grandes motivações para viver um dia de cada vez, sempre com um sorriso! Espero que gostem dos temas que vou abordar aqui, este vai ser um cantinho onde vou publicar vários posts sobre nutrição e onde peço desde já a vossa colaboração para que exponham as vossas dúvidas e a vossa opinião.

Uma vez que o Natal é a altura do ano em que cometemos mais erros alimentares e onde nos mostram as mais variadas tentações, hoje venho apresentar-vos alguma dicas para não arruinarem o trabalho e esforço alimentar feito durante todo o ano.

xmas

Deixo-vos algumas dicas:

  • Evitar comer doces de Natal antes do dia da Consoada. Os doces começam a aparecer muito antes do dia da festa, pelo que pode ser uma grande tentação difícil de controlar;
  • Aumentar o consumo de chá verde, visto que este é responsável por acelerar o nosso metabolismo;
  • Aumentar a duração ou a frequência do exercício, de forma a queimar mais calorias;
  • Ter maior controlo nas entradas pode ser extremamente complicado, dado que é o momento inicial de convívio e onde todos habitualmente “petiscam” de tudo um pouco enquanto conversam. Mas grande parte das entradas são muito calóricas e pouco saudáveis, por isso, optem por consumir estas calorias na sobremesa;
  • Se forem vocês os mestres da cozinha não se esqueçam que podem sempre reduzir na quantidade de açúcar das receitas;
  • Comer todas as sobremesas que quiserem, mas em quantidade limitada, é uma excelente solução. No prato de sobremesa podem construir o conhecido “pijama”, este é um conceito que consiste em comer de tudo um pouco mas em quantidades reduzidas;
  • Não fiquem sentados à mesa depois do fim da refeição, pois apenas irá aumentar a tentação de comer mais doces, o que vai resultar num aumento da vossa ingestão calórica.

xmas2

E por fim, não se esqueçam que é fundamental manter uma alimentação completa, equilibrada e variada durante os 365 dias do ano, e se assim o fizerem de forma correta poderão deliciar-se no dia 24 e 25 com tudo a que têm direito.

Esta é a verdadeira vantagem/regalia de quem faz boas escolhas alimentares durante todo o ano!

Marta, uma futura Dietista.

Advertisements

1 comentário a “Alimentação no período do Natal”

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s