Destinos de sonho – Roma

Fevereiro, Março e Abril normalmente são meses de escapadinhas. Temos o Carnaval, a Sexta-feira Santa e a Páscoa e muita gente aproveita para passar 3 ou 4 dias numa cidade diferente.

Além de Florença e Praga, que já aqui mencionei, uma das cidades que mais me marcou foi Roma. Foi a primeira capital europeia que visitei como “adulta” (entretanto já repeti umas vezes) e essa experiência, aliada ao facto de adorar a Antiguidade Clássica, fez com que a cidade ficasse para sempre marcada na minha memória, tanto que foi das primeiras cidades que revisitei quando conheci o meu marido.

Colosseum_in_Rome,_Italy_-_April_2007

Como ir?

Para Roma há variadíssimas opções, sendo que a Ryanair e TAP são as mais frequentes. Por vezes os preços não são assim tão diferentes, por isso para uma viagem de cerca de 3h30 recomendo TAP.

O que fazer?

Roma é uma cidade monumental, em casa esquina há um monumento imponente, de grandes dimensões e aos quais ninguém fica indiferente. Para visitar recomendo o Coliseu, Fórum Romano, Praça de Espanha, Piazza Navona, Vaticano e claro, Fontana di Trevi. Em relação a museus gostei muito dos Museus Capitolini e dos Museus do Vaticano, que terminam (depois de uma caminhada de 2h30) na famosa Capela Sistina. Apesar da quantidade de turistas e dos guardas constantemente a dizer “no photo”, a Capela Sistina vale a pena, não só pela obra que é atualmente, mas pela história que tem associada.

Creación_de_Adán_(Miguel_Ángel)

Para passear recomendo… tudo! Todas os recantos são bonitos mas a zona do Coliseu com as ruínas, a Piazza Navona, as margens do Tevere com o Vaticano iluminado ao fundo e a zona de Campo di Fiori são as minhas preferidas.

Para compras, nada melhor do que a Via Venetto e Via Condotti, onde vemos as melhores marcas de luxo concentradas em poucos metros quadrados.

Por fim, quem tiver tempo, aconselho a subida ao  Monte Gianicolo, onde Nero viu Roma a arder e de onde se tem uma vista panorâmica fantástica da cidade.

Rome

Onde comer?

Roma tem imensos restaurantes e pizzarias, desde os mais baratos aos mais caros. Para o almoço, as ruelas à volta do Campo di Fiori e da Piazza Navona têm sempre ótimas alternativas a preços razoáveis, desde pizzarias a trattorias. Podem, no entanto, ser um pouco turísticas. Para ter uma ideia verdadeiramente romana da vida noturna, o meu conselho é jantar e passear no Trastevere, do outro lado do rio, onde os verdadeiros romanos costumam jantar e onde se vê poucos turistas. Aí deliciem-se com risottos e frutos do mar fantásticos, assim como a pasta.

Onde ficar?

Em Roma há hotéis fantásticos e várias zonas que podem ser consideradas “centrais”. Eu fiquei no Kolbe Hotel Roma, na zona do Coliseu e gostei bastante. O Hotel é ótimo, quartos grandes e modernos, um bom pequeno-almoço, um jardim com vistas para o fórum romano e perto das principais atrações. Recomendo!

Conhecem Roma? Têm mais algum conselho para dar?

Anúncios

3 comentários a “Destinos de sonho – Roma”

  1. Nem por acaso! Dentro de 2 semanas estarei em Roma para festejar o dia de S. Valentim e 10 anos de relação. Obrigado pelas dicas! ( já tinha seguido há meses as de Florença)

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s