Beauty Tip – Como manter o peso na época de Natal

Ainda faltam três semanas para o Natal mas os jantares já começam a acumular-se. É o almoço de trabalho, o dos amigos da faculdade, o dos amigos de infância, o da pós-graduação, etc. etc. etc. terminando com a consoada e o dia de Natal, com todas aquelas delícias que só as nossas mães, avós e tias sabem fazer.

O resultado? Chegar a 26 de Dezembro com mais 5 quilos (mas felizes!).

Para que consigamos aproveitar todos o convívio e os sabores natalícios mas sem perder (muito…) a linha, aqui ficam X dicas para não engordar durante a época de Natal:

1. Não ficar muito tempo sem comer. Eu sei, isto parece contraditório, mas o que acontece é que muita gente quando tem um jantar de Natal passa o dia todo sem comer ou a comer muito pouco por “mais tarde já vou exagerar”. Isto é uma estratégia completamente errada pois ao privar-nos de comer normalmente durante o dia, só vamos chegar ao jantar com muito mais apetite e, pior!, apetite por coisas calóricas e deliciosas. O ideal é comer normalmente e sobretudo alimentos ricos em fibra, para dar sensação de saciedade.

2. Ter cuidado com o álcool. As bebidas alcoólicas engordam bastante por isso é necessário controlar a sua ingestão. Não quer isto dizer que têm de estar completamente sóbrias a aturar o senhor Manuel da contabilidade no jantar da empresa (se bem que em jantares da empresa não é de todo recomendável abusar no álcool!!!) mas tentar evitar beber mais do que dois copos por jantar.

3. Se a festa ou jantar é na nossa casa é natural que enquanto fazemos um bolo maravilhoso ou uma mousse deliciosa, acabamos por provar, petiscar, comer um bocado de massa ou da tablete de chocolate. Ou que quando passamos pela mesa já com as entradinhas todas postas vamos roubando uma aqui e ali. A solução é ter sempre uma pastilha elástica na boca, para evitar a tentação de ir comendo o que estamos a cozinhar.

4. Não fazer dieta. Parem de se massacrar e tentar convencer de que “este Natal nem vou tocar em doces!”. Estabelecermos proibições nesta altura é o pior que podemos fazer. Não só o fruto proibido é o mais apetecido como iremos ficar ainda mais frustrados ao ver todos os nossos amigos a comer coisas saborosas e nós com uma posta de peixe grelhado. O truque é provar um pouco de tudo mas em quantidades mais pequenas e não cortar fatias de bolo com um palmo de largura ou comer três taças de baba de camelo.

5. Mais uma vez, se o jantar ou festa for em vossa casa, comprem tupperwares descartáveis. O que é que acontece normalmente depois de uma festa? Sobra sempre imenso! Se todas aquelas comidas e sobremesas deliciosas ficarem em nossa casa acabamos por passar mais 4 ou 5 dias a comer “restos” de tronco de Natal ou de recheio de peru com farofa. Antes de os convidados saírem, preparem umas pequenas tupperwares com um mix de tudo o que sobrou e ofereçam aos convidados coma  desculpa de “assim amanhã já não têm de cozinhar”.

holiday_weight_leftovers

Dica extra para quem não quer meeeesmo abusar da comida nesta quadra: usem roupa justa! Nada melhor para evitar comer demais do que usar um vestido justo que evite que se encha o prato 3 vezes.

Mas sobretudo, a ter em atenção é: o truque é não abusar e não comer pouco saudável durante semanas e semanas a fio. Num ou noutro jantar comer um pouco de tudo nunca fez mal a ninguém e nesta época o que interessa é mesmo o convívio e a animação. Depois em Janeiro há muitos ginásios e muitas sapatilhas de corrida à nossa espera 😉

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s